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Nós sabemos que muitos negócios que trabalham com agendamentos de serviços, assessorias, consultorias e outros, perdem muito tempo somente alinhando esse tipo de coisa com o cliente. Tirando a atenção do que realmente interessa para eles que é a prestação de serviço e outros setores da empresa.

 

Mas hoje, com as ferramentas adequadas e uma boa configuração de atendimento, é possível empresas estarem automatizando esse processo, sabia? Deixando os agendamentos serem efetuados de forma automática com o cliente e finalizado para você apenas atendê-lo na hora de prestar seu serviço.

 

E é sobre isso que vamos conversar hoje, fica ligado!

 

 

Vantagens de Automatizar Agendamentos

 

Como bem introduzido acima, sabemos que muitos empresários, gestores e administradores não possuem tempo e nem paciência para eles mesmos estarem agendando atendimentos, visitas e reuniões quando não possuem um setor dentro da empresa especialmente voltado para isso.

 

Por isso, muitos se vêem sem saída para resolver esse problema que pode tirar o foco de outras coisas importantes que podem estar sendo esquecidas dentro da empresa. E é a partir daí que entra o famoso (ou nem tanto) ChatBot.

 

O ChatBot para quem não conhece sua funcionalidade, nada mais é que um robô que presta um atendimento automatizado no primeiro momento que um cliente entra em contato com sua empresa atráves de um canal de atendimento como o WhatsApp, por exemplo.

 

 

Primeira Abordagem

Aos clientes que entram em contato procurando pelo seu serviço, ou querendo realizar um agendamento, esse robô pode estar fazendo o primeiro contato com ele, onde através de conigurações eficazes, você pode “pedir” ao robô que ele solicite informações do cliente como: que tipo de serviço quer, dia do evento (visita, reunião e outros) e o horário, por exemplo.

 

Dadas essas informações, você tem pronto consigo o agendamento realizado, podendo entrar em contato com o cliente apenas na hora de realizar o serviço ou reunião! Sem perder tempo fazendo esse primeiro alinhamento.

 

Suporte 

Em casos de clientes efetivados, e se seu serviço demanda suporte, o robô pode estar sanando as principais dúvidas que seu serviço possuí. Pois é possível configurar respostas prontas relacionadas àquelas dúvidas que todo mundo sempre tem, e novamente, você não precisar perder tempo fazendo o mesmo, deixando tudo automatizado.

 

Além disso, para melhorar a experiência do cliente com seu atendimento, você pode estar automatizando mensagens de boas vinda e fechamento de atendimento, algo como: “Olá, Isabela! Tudo bem? Em que podemos ajudar?” e “Conseguimos ajudar em algo mais, Isabela?”.

E é claro, em casos especifícos após essa abordagem, você pode entrar em contato para sanar dúvidas mais detalhadas que demanda o entendimento humano.

 

Distribuição

Muitas empresas contam com diversos setores de serviços e atendimento, e sem uma automação eficaz, muitos gestores esquentam a cabeça com os atendimentos sempre bagunçados, tendo que organizar tudo de forma manual.

 

Com um ChatBot, na hora que o cliente entra em contato e solicita um tipo de serviço ou atendimento, o robô é responsável por transferir essa conversa diretamente pro colaborador responsável por aquele setor, facilitando e agilizando o atendimento da empresa.

 

 

“Contras” de Atendimento Automático

 

Nem tudo é rosas, por isso, seremos justos de dizer que usar um ChatBot dentro de sua empresa também tem suas desvantagens, porém, muitas delas podem ser evitadas!

 

Excesso de Automação

Hoje em dia, uma empresa que não conta com um atendimento automático, sanando e abordando os primeiros contatos com o cliente na hora da conversa, está perdendo muito.

 

Mas isso já está saturando os consumidores! Toda empresa deve contar com esse tipo de ferramenta, mas não abusar dela. E isso é muito simples de entender.

Muitas empresas prestadoras de serviços online, por exemplo, contam com inúmeras solicitações diárias de clientes sobre seus serviços, e programar um robô para atender todos esses clientes além de ser uma tarefa quase impossível, o consumidor do outro lado não quer que um robô resolva esse problema, e é perceptível quando você está sendo atendido por um.

 

Por isso, é bom manter o equilíbrio de quando aplicar ou não um atendimento automatizado dentro da sua empresa!

 

 

Sistemas e Servidores

Quando sua empresa implementa um sistema automatizando de atendimento ao cliente, ele sempre necessita de atualizações, inclusive de segurança, e isso pode ocorrer falhas.

 

Falhas essas que as vezes podem comprometer o processo de atendimento dentro da empresa, ou até mesmo algumas perdas de dados, claro, isso ocorre com faltas de cuidados. Mas como disse, estamos falando de sistemas, e todos tem suas falhas, independente do objetivo de cada um.

 

 

Conclusão

No mundo empresarial atual, a gestão de agendamentos e interações com clientes frequentemente consome uma quantidade significativa de tempo e energia. Empreendimentos que oferecem serviços, assessorias, consultorias e afins muitas vezes enfrentam a dificuldade de equilibrar a demanda por agendamentos com a necessidade de focar nas atividades essenciais da empresa.

 

No entanto, com as ferramentas certas e uma estratégia de atendimento bem elaborada, é possível transformar essa dinâmica. A automação emerge como uma solução poderosa, permitindo que as empresas automatizem o processo de agendamentos e se concentrem no cerne de seus serviços.

 

Portanto, explorar o equilíbrio entre a automação e o toque humano é fundamental para uma abordagem bem-sucedida. Este artigo analisará as vantagens e desvantagens da automação de agendamentos e atendimento, demonstrando como a tecnologia pode revolucionar a forma como as empresas interagem com seus clientes, ao mesmo tempo em que destaca a importância de uma implementação estratégica e consciente.

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